Post details

blog-image

O QUE É LICITAÇÃO?

Sempre bate aquela dúvida quando se fala sobre licitação, hoje vamos mostrar para você como funciona esse processo dentro da área do turismo.

Para entrarmos na parte do turismo, antes, precisamos entender o que é uma Licitação. Que é um processo que analisa preço, produtos e serviços. No final desse processo é decidido qual empresa prestará o serviço a solicitante.

Como funciona a licitação no turismo?

Uma vez por ano os Órgãos Públicos  abrem o processo para a contratação de uma nova agência de viagens corporativas, podendo ser dentro ou fora da cidade em que a agência atua, nesse caso o funcionário da agência viaja para disputar o Pregão. Cada agência leva consigo uma proposta baseada no que é solicitada no edital e a partir daí começam os lances. As instituições  buscam os melhores preços com os melhores serviços, e é claro, existe um limite onde cada agência pode chegar, quando falamos de taxas e condições comerciais.

Por que as empresas utilizam a licitação?

A necessidade de viagens é frequente e as empresas e Órgãos públicos preferem utilizar um único fornecedor. Para que tenham certeza do que estão contratando, é importante que avaliem cada proposta colocada a mesa e negociem os melhores valores.

As agências por outro lado, disputam com muito vigor as Licitações, pois sabem que o valor da conta normalmente é grande. Será um Contrato com vigência ao longo de todo o ano, para cotações e emissão de passagens e serviços.

As empresas gostam de realizar esse tipo de licitação, pois sabem que todas as agências irão querer aquela conta, eles utilizavam dessa sede para obter melhores valores, assim é possível negociar e ficar bom tanto para empresa quanto para a agência escolhida.

As Licitações são regidas pelas leis  10.520/02  e  Lei  Federal 8.666/93. Obrigatoriamente deverão obedecer todas as suas diretrizes.

Os processos de Licitação proporcionam transparência e condições vantajosas para o Contratante e são um Produto lucrativo para a agência Contratada.

Gostou desse post? Quer saber mais como trabalhamos, entre em contato conosco e procure os nossos serviços.